Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Palavras. Pensamentos. Desabafos. Em prosa ou em poesia. Com a voz de um amor que se tornou líquido.
Cheguei à conclusão de que, mais do que escrever para os outros ou como via para aliviar a dor, as palavras devem ser a base de uma partilha. Por esse motivo, decidi criar um desafio diferente, mas muito simples.
Durante os próximos 23 dias, 23 autores de 23 blogs diferentes darão asas à sua imaginação. Como?
Então, hoje, no primeiro dia do desafio, irei convidar/desafiar outro(a) autor(a) a escrever uma história (pode ser em prosa ou em poesia), cujo tema deverá ter como base a palavra que começa com a letra do alfabeto do respetivo dia. Confusos, certo?
A letra de hoje é o "A", portanto o tema terá de ser qualquer um, à escolha do blog que for desafiado, desde que comece com a letra "A". Exemplos? Água, Árvore, Abraço, Amor, Abandonar, Amanhã. Podem ser verbos, adjetivos, advérbios, substantivos. Fica ao critério de cada um.
Parece fácil? Vamos complicar um pouco então?
1. A história só poderá ter, no máximo, até 200 palavras.
2. O blog que desafia terá de escolher uma das três seguintes restrições:
a. qual o lipograma (texto que se constrói prescindindo de alguma letra do abecedário) para tornar a escrita mais criativa. Exemplos? Não pode ser utilizada a letra "L". Isto pode ser aplicado no texto todo, numa só frase, ou num parágrafo, consoante o grau de dificuldade que procurarmos. Da mesma forma, omitir vogais é mais difícil do que omitir consoantes.
b. escolher uma palavra específica que se queira ver incluída no texto, qualquer que seja o tema escolhido posteriomente pelo blog desafiado. O objetivo é que, apesar disto, a história não perca o nexo. Também aqui, quanto mais incomum for a utilização da palavra, mais difícil será. Exemplo? "Esferovite".
c. o texto não poderá incluir a palavra relativa ao tema. Exemplo? Se o blog que ficar responsável pela letra "C" quiser escolher o tema Corona, mas se o blog que o desafiou tiver escolhido esta terceira restrição, então ao longo do texto não pode ser usada essa mesma palavra.
Quem escrever sobre um tema de letra "A" fica responsável por dar seguimento e desafiar outro blog diferente, deixando claro qual a restrição que quer. O blog que for então desafiado a escrever sobre um tema que comece pela letra seguinte (neste caso, "B") terá liberdade para escolher a palavra que servirá de base ao tema, tendo em atenção a restrição que foi sugerida pelo blog anterior. Daqui seguir-se-á para as seguintes letras até terminarmos o desafio na letra "Z". Será que conseguimos?
Hoje, vou desafiar a Ana. A restrição que lhe coloco é: suprimir, ao longo de todo o texto, a letra "R".
Boa sorte!
(Irei publicar todos os textos na página do meu blog. Aos que partilharem os seus textos nas respetivas páginas, partilhem a tag #desafiodeAaZ. Qualquer dúvida que tenham, partilhem nos comentários!)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.