Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Séries e Documentários #1

por amorlíquido, em 17.04.20

Ontem lancei uma pergunta no instagram sobre a possibilidade de iniciar uma rubrica semanal com sugestões de séries e documentários, à qual as reações foram muito positivas. 

A sugestão de hoje é a da série "Unorthodox".

MV5BYzY2Y2IwNWYtMzZhNy00YmYxLWI1YWItOWVkNDQ2NDI3Mz

Trata-se de uma minissérie (1 temporada com 4 episódios) que conta a história de uma jovem judia de 19 anos que vive na comunidade judaica ultraconservadora de Williamsburg, em Brooklyn, a qual abandona, mudando-se para Berlim, com vista a traçar o seu próprio caminho, longe das regras rigorosas que a isolam do mundo e dos seus sonhos.

É um relato extremamente interessante, tendo na sua base, e como fonte de inspiração, o livro autobiográfico de Deborah Feldman. Ao longo dos episódios, há um constante avanço e recuo na narrativa, onde o espetador se apercebe que apesar da tentativa de soltura das amarras, há uma perseguição ininterrupta por parte do passado.

O que a torna quase obrigatória de ver? Os detalhes. Os hábitos, as tradições e regras dos judeus hassídicos são demonstrados ao longo do enredo, muitos dos quais suscitam inúmeras interrogações acerca do propósito da sua presença. "Unorthodox" é a primeira série da Netflix gravada em Iídiche ou yiddish, uma língua germânica que inclui elementos de hebraico, aramaico e de outras línguas eslavas, e que era falada pela maioria dos judeus antes do holocausto e que ainda se mantém em muitas comunidades hassídicas como a retratada na minissérie.

Não irei relevar mais pormenores, mas recomendo vivamente a que a vejam, caso tenham oportunidade! Aborda a determinação, a coragem e até o atrevimento em contrariar determinadas restrições e constrangimentos que são impostos pelas crenças existentes, sejam elas religiosas ou não. Não que elas não tenham o seu valor nem o seu background histórico relevante, mas muitas vezes provocam cegueira naqueles que são incapazes de ver mais além das suas convicções e, pior ainda, clausura nos que não se identificam com a coibição da liberdade. 

Disponível na Netflix e, para os mais curiosos, está também disponível, na mesma plataforma, um documentário a respeito do making of, onde são explorados e explicados muitos dos pormenores que a série conseguiu realçar. 

Quem já viu? Gostaram?

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

Luísa de Sousa a 17.04.2020

Ainda não vi ... deve ser bem interessante!!!
É do género de séries/filmes que gosto!

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

Ana Mestre a 17.04.2020

Tenho que ver !

Já fiquei curiosa ...Gosto do tema !

Obrigada

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D