Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


MeToo: as 5 lições que aprendi

por amorlíquido, em 22.02.21

Como alguns de vós puderam ler, aqui e aqui também, e porventura se terão apercebido do que se tratava, eu sofri, há muito tempo, uma situação de abuso sexual que abalroou a minha autoestima, muitas das minhas crenças e formas de estar na vida, pelo que, hoje, decidi partilhar convosco as grandes lições que eu aprendi com essa vivência, as quais me acompanham todos os dias. 

 

  1. Não é uma questão de "porquê a mim?", senão de "como é que isto fará de mim alguém melhor?": durante muitos anos deparei-me com a batalha interior de achar que era culpada por não ter sido capaz de impedir que acontecesse, sentindo uma imensa revolta e raiva por quem o fez. Daqui passei para a interrogação que me fez frequentemente duvidar de mim, do meu valor, da razão de aquilo ter ocorrido, até chegar à etapa na qual hoje me encontro - a de usar essa fragilidade e mágoa a favor da minha coragem para aceitar os desafios que a vida me coloca e nunca, mas nunca, desistir. 
  2. Não tomar o todo pelas partes: associado a um autoconceito debilitado, surgiu uma dificuldade em confiar nas pessoas de um modo geral, e em particular no sexo oposto. Foi um processo muito moroso e que muitas vezes me fechou ao mundo, aos sorrisos, à descoberta e ao conhecimento. De mim e de quem me rodeava. Estive muito tempo voltada para a minha vontade de deixar cair os braços, a minha tristeza, a minha derrota, no fundo, para mim. Senti-me uma pessoa profundamente egoísta e foi esse o grande sinal de alerta para procurar a mudança. Não generalizar é fundamental para que saiamos da clausura, fazendo desvanecer os muros que colocámos entre nós e os outros. Dar uma oportunidade, permitir aproximações. Não é fácil, no entanto é possível. 
  3. Aceitar que chorar é legítimo, mas que é na luta que reside a felicidade: libertar o que nos vai dentro da alma é natural e saudável, desde que isso não nos impeça de ver além da vista embaciada. Para mim, foram momentos importantes. Aliás, continuam a ser, seja por este ou outro motivo, encontro-me comigo e sei que dali consigo sair mais forte. Sempre foi assim? Não. Até não há muito tempo, nos altos e baixos que por vezes emergem, sentia uma inércia tremenda para deixar as lágrimas na almofada, levantar-me e usar a esperança como força motriz para continuar caminho. Agora, continuo a permitir-me ir abaixo, mas aprendi a não lá ficar. Por uns instantes tudo bem, mas quando o sal seca, é de pé que tenho de enfrentar as adversidades. Acreditar, acreditar e trabalhar dez vezes mais para sair da espiral onde não existe luz. 
  4. Calçarmos os sapatos dos outros ajuda a estarmos em paz connoscouma das maiores vitórias que tenho tido desde que deixei de olhar de maneira tão autocentrada, é a de vislumbrar o ser humano de outra forma. De o abraçar, de o sentir, de o descobrir de dentro para fora. Aquilo pelo qual passei possibilitou-me uma maior capacidade de compreensão do outro, de entender o que vê, o modo como sente, não segundo os sapatos que levo eu calçados, senão com aqueles que apenas a ele lhe pertencem. O foco transferiu-se e tal foi o propulsor para, eu mesma, conseguir olhar os problemas de outra forma, com outra garra e perseverança.  
  5. Toda a gente merece ser amadadeixei esta para último porque é algo inacabado neste percurso que aqui vos conto. Ser usada/o ou amada/o são coisas muito distintas e caí no erro de pensar, na altura adolescente, que se tinha sido usada, então é porque não merecia o amor de ninguém. Convenci-me de tal forma disso que namorar era algo impensável para mim. Se havia alguém, então seguramente que só me queria para seu proveito, como um meio para atingir o fim. Mantive-me amarrada a isto durante anos, até conseguir aplicar, na prática, o que já sabia na teoria da lição nº 2. Foram passos muito pequeninos, dados muito lentamente, mas que me fizeram chegar ao que antes era inconcebível - eu também mereço ser amada, e não só mereço como é possível que alguém o sinta verdadeiramente! 

 

A resiliência foi uma arma encontrada e o amor-próprio uma construção. Há circunstâncias na vida pelas quais todos passamos e que nos marcam, independentemente da gravidade ou violência que as caraterizam, porém da forma como nos atingem. Não escolhemos o que nos acontece, mas podemos optar pela forma como reagimos depois de acontecer. Demore o tempo que demorar, esse dia chega. O da renovação, da superação, o de guardar as cicatrizes bem guardadas - porque elas fazem parte de nós e do que somos - sem deixar que essa gaveta se abra e as feridas irrompam no direito que temos à felicidade, ao amor, ao respeito. Somos muito mais valiosos do que aquilo que pensamos ser. Não importa o que outros nos dizem ou o que os espelhos nos contam. Somos nós e cabe-nos a nós sermos mais do que a dor que nos descobriu. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


46 comentários

Imagem de perfil

green.eyes a 22.02.2021

Vamos deixar o passado no passado e seguir em frente
Imagem de perfil

amorlíquido a 23.02.2021

Seguir em frente sempre. Obrigada
Sem imagem de perfil

HENRIETTE AMUNAZO a 27.06.2022

🌿☘️🌿☘️ FUI CURADO DO VÍRUS HERPES SIMPLEX PELO DR WATER, O GRANDE HERBALISTA.
estou muito feliz em compartilhar este testemunho com o mundo porque geralmente há muitas dúvidas sobre a cura do vírus HERPES simplex. Isso é real, levem a sério, meu nome é HENRIETTE AMUNAZO e estou tão feliz que hoje posso dar este testemunho ao mundo e também ajudar pessoas que foram condenadas assim como eu fui. Quem vai acreditar que uma erva pode curar o HERPES completamente do corpo?, nunca acreditei que isso funcionaria, gastei muito dinheiro pegando remédios do hospital para suprimir surtos, chegou a um momento em que tudo o que eu queria era morte por vir porque eu estava falido e já tenho fortes surtos do vírus do herpes. Um dia eu estava navegando pela internet fazendo perguntas online apenas para saber mais sobre os últimos desenvolvimentos no setor médico para ver se ainda há esperança, então tropecei em um post sobre este grande homem chamado DR WATER através de um amigo online que fez publicamente um testemunho de como ela também foi curada do vírus herpes simplex 2 por este médico de ervas que é bem conhecido por sua forte e antiga prática de ervas para cura de HERPES, HIV, VERRUGAS e CÂNCER. No começo, duvidei tanto da mulher quanto do médico, assim como muitos que veem este post duvidariam porque medicamente foi provado impossível, mas depois decidi experimentá-lo, então enviei um e-mail para ele. Eu não acreditei muito nele, eu só queria dar uma chance a ele. Ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim, então eu as enviei para ele, ele preparou um fitoterápico (CURE) e enviou pelo Serviço de Correio Online para entrega. Ele deu meus dados para o Correio. Eles me disseram que 3-5 dias eu receberia o pacote e depois de recebê-lo, tomei o remédio prescrito por ele no final de 13 dias que o remédio durou, ele me disse para ir ao hospital fazer um teste, e eu fui, surpreendentemente após o teste o médico me confirmou livre do vírus Herpes simplex, pensei que era uma piada, fui a outros hospitais e também foi confirmado livre de herpes, direi que foi como um milagre. Esperei para ver se terei algum surto novamente e já faz 2 meses, não experimentei nenhum surto. Obrigado senhor por salvar minha vida, mesmo que você não possa ver este post, nunca deixarei de testemunhar o impacto que você causou em minha vida, restaurando minha vida quando eu estava sendo estigmatizada e até evitada por familiares e amigos. Prometo que sempre testemunharei de suas boas obras. se você tem vírus herpes simplex, paciente HIV, diabetes, vírus do papiloma humano ou verrugas genitais, entre em contato com ele e tenho certeza que você será curado, entre em contato com ele via:
e-mail: Drwaterhivcurecentre@gmail.com
ou ligue/whatsapp: +2349050205019
ESTAS SÃO AS COISAS QUE A ÁGUA É
ESPECIALIZADO
. HERPES
. HIV/AIDS
. CÂNCER
. VERRUGAS GENITAIS
. PEDRAS NOS RINS
. ÚLCERA
. HEPATITE B&C
. TRANSTORNO DA TAXA DE PORTA
. DIABETES
. CÂNCER DE PRÓSTATA
. FIBRIO, CISTO
. INFERTILIDADE [MARIDO OU MULHER]
Imagem de perfil

João-Afonso Machado a 22.02.2021

Importante é estar a superar tudo, deixando o mau para trás.
Muita força!
Imagem de perfil

amorlíquido a 23.02.2021

Obrigada João-Afonso. Que o dia lhe sorria
Imagem de perfil

MJP a 22.02.2021

"Não escolhemos o que nos acontece, mas podemos optar pela forma como reagimos depois de acontecer."

É isso mesmo, Querida!!!

Um Abraço apertadinho!
Imagem de perfil

amorlíquido a 23.02.2021

Muito obrigada Zé, pelo teu carinho!

Um abraço para ti e um dia feliz
Imagem de perfil

imsilva a 22.02.2021

É bom saber que houve superação.
Beijinho
Imagem de perfil

amorlíquido a 23.02.2021

É muito bom receber o vosso carinho também, sem dúvida.
Um beijinho
Imagem de perfil

cheia a 22.02.2021

Superar é viver de novo.
Boa noite!
Imagem de perfil

amorlíquido a 23.02.2021

Completamente de acordo. Obrigada pelas palavras!

Um dia bonito
Imagem de perfil

o escrivão a 22.02.2021

"Estive muito tempo voltada para a minha vontade de deixar cair os braços, a minha tristeza, a minha derrota, no fundo, para mim. Senti-me uma pessoa profundamente egoísta e foi esse o grande sinal de alerta para procurar a mudança."

parabéns pela coragem e pela lucidez
Imagem de perfil

amorlíquido a 23.02.2021

Grata pela sua visita e pelo carinho, mesmo!
Que a vida lhe sorria
Imagem de perfil

Aqui há coração a 22.02.2021

Que extraordinária partilha, que só pode vir de um ser humano muito nobre, concerteza. Obrigada
Imagem de perfil

amorlíquido a 23.02.2021

Muito obrigada eu pelo aconchego das suas palavras.

Um dia com sorrisos

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D